Serviços de Redução e Controle de Perdas de Água



Serviços

Controle de Pressão

Equipamento para monitoramento da pressão e vazão de sistemas de distribuição de água através de internet via GSM/GPRS. Este sistema permite o monitoramento "on-line" da pressão em pontos críticos do sistema de abastecimento de uma cidade, disponibilizando dados sobre a pressão e consumo de bateria, permitindo a gestão do sistema de abastecimento e avisando com antecedência quando faltará água num determinado setor.
Também permite o controle de grandes consumidores enviando informação diretamente à sala de CCO sobre perfil de consumo de clientes, ajudando na fidelização e permitindo estabelecer consumo hora-sazonal.

 

Controle de Perdas

Atualmente, com o desgaste gradual dos recursos hídricos e as limitações impostas aos recursos financeiros disponíveis, o controle operacional assumiu a mais alta prioridade.

Um programa de controle e redução de perdas envolve basicamente quatro tipos de ações:

- Medidas preventivas, visando evitar a ocorrência de perdas, especialmente vazamentos.

- Detecção de vazamentos, abrangendo basicamente dois aspectos: a medição e a prospecção.

- Ações corretivas, através de normas e procedimentos de manutenção de redes.

- Otimização de sistema comercial com a redução das ligações clandestinas, manutenção dos hidrômetros, controle absoluto de áreas e faturamento adequado dos grandes consumidores.

 

Sistema Pré-pago

Sistema de pré-pagamento para abastecimento de água, conectado a um hidrômetro com saída pulsada.

O pagamento antecipado de água já é possível para o abastecimento de caminhões pipa. A adoção deste sistema elimina o desperdício de água por extravasamento na hora do carregamento; economiza energia elétrica e produtos químicos; reduz o quadro de funcionários, pois não necessita da presença de um fiscal para abrir e fechar registros nem preencher controles de saída de veículos, já que o motorista do caminhão pipa é obrigado a comprar os cartões antecipadamente.
No caso dos caminhões pipa da empresa distribuidora de água, estes passam a ser monitorados pela área comercial porque precisarão prestar contas de onde entregaram a água quando forem pegar novos cartões para abastecimento. O sistema pode ser operado com abastecimento bombeado ou por gravidade, e o sistema trabalha controlando os pulsos do hidrômetro e convertendo isto para metros cúbicos via software.

 

Produtos

 

Geofone

Geofone é um instrumento acústico destinado a captar ruídos e transmití-los ao operador, sendo utilizado como ferramenta para localizar vazamentos não visíveis em tubulações enterradas que conduzem água sob pressão.

 

 

Outra característica importante é a memória para armazenagem de indicação de possíveis vazamentos permitindo a comparação em um histograma de perfil - Perfil do Nível Mínimo de Ruido (MLP).

 

Correlacionador

Existem dois modelos de Correlacionadores de Ruídos:

O Microcorr Digital é o primeiro sistema inteiramente digital usado para localizar a posição precisa de um vazamento em uma tubulação enterrada. Ele possui um conjunto de sensores que armazenam os ruídos e se comunicam por rádio, utilizando um software específico para determinar o local exato do vazamento.

 

 

O Soundsens  também é um correlacionador de ruídos que utiliza vários sensores  de alta sensibilidade, com grande memória para armazenagem de dados e relógio de alta precisão para sincronizar as unidades. 

 

Data Loguer

O Maxxi Logger é um Data Logger de pressão e vazão dotado de sensor interno, display de cristal líquido e bateria com vida útil estimada em cinco anos. Um dos diferenciais desse equipamento é ter sido desenvolvido exclusivamente para o setor de saneamento, já que toda a programação foi ajustada para atender às necessidades de redes de abastecimento e distribuição.

 

Permalog

A atividade voltada para a Pesquisa de Vazamentos não Visíveis são desenvolvidas através de processos acústicos. Motivo: O vazamento através de alguma ruptura da tubulação, gera som, que pode ser captado através de sensores específicos. Esta tecnologia utilizada para localizar estes vazamentos, através de senores de ruidos muito sensíveis chamados Permalog.

 


HOME | TOPO

Rua Alice, 400 CS. 41 - B. Cidade dos Funcionários
CEP 60.822-610 - Fortaleza - CE
Cel.: (85) 8731-0707 - Fone/Fax: (85) 3275-7197